Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DEPOIMENTOS


As Pessoas que fizeram e fazem parte da História do CCLF


O Centro de Cultura de Lauro de Freitas funciona como um ponto de atração de profissionais do mundo das artes. Aqui muitos fizeram e fazem acontecer seus talentos, dons, criações, ou como queiram chamar o processo criativo e sua apresentação ao público.
Solicitamos a essas pessoas um depoimento sobre a importancia do CCLF em suas vidas e ficamos sensibilizados  com o carinho e o reconhecimento expressado.
Transcrevemos a seguir, na integra, o resultado desse trabalho, realizado objetivando o resgate da memória do CCLF, sistematizado por autor, na ordem em que recebemos os depoimentos.





Depoimento 01
Venicio Coelho - Ator/Artista Plástico/Iluminador


O Centro de Cultura de Lauro de Freitas representa o despertar e o desenvolver de minhas aptidões no mundo das artes.


Aos 17 anos já percebia um chamado forte interior e por isso fiz minha inscrição em uma oficina de teatro promovida pelo CCLF, que teve como culminância, a peça “Tente Outra Vez”. Na apresentação tive a oportunidade de sentir toda a emoção peculiar aos iniciantes, e mais, o fascínio da arte de representar.Assim iniciou minha história nessa Casa de Cultura, que já dura quase vinte anos.



Em 1995, fui convidado pela então Coordenadora Rosa Gonçalves, a integrar o quadro de funcionários, inicialmente como Apoio Administrativo e no ano seguinte como Técnico em Iluminação.Habilidoso, curioso e com espírito de doação, fui resolvendo pequenos problemas que surgiam, tais como: melhorar a aparência de uma mesa aplicando a técnica de papietagem; fazer alguma decoração; trocar lâmpadas; fazer pequenos reparos, inclusive resolver problemas na área de informática. Se a vida é uma escola o CCLF foi e ainda é uma sala de aula especial em minha vida.


Em uma Oficina de Artes Plásticas, ministrada pela professora Fátima Pinheiro, desenvolvi e reafirmei meus dons artísticos. Daí em diante especializei-me em Iluminação Cênica, Cenografia, Decoração de Espaços para Eventos e Vitrines, fiz incursões importantes na Arte de Representar e como Assistente de Direção.




Nasci em Salvador, mas, moro em Lauro de Freitas desde a mais tenra idade.O Centro de Cultura de Lauro de Freitas figura como o cenário de grande parte da minha história de vida, tal foi e é, o tempo de dedicação e vivência nas dependências e Programação Cultural desse Órgão.








Depoimento 02
ARTÊMIO LUZ – Produtor Cultural




Nasci em Lauro de Freitas e faço parte da memória viva dessa Casa onde a cultura e o lazer acontecem.
O CTLF foi muito importante na minha formação enquanto Produtor Cultural porque durante muito tempo era um dos poucos espaços que tínhamos na cidade para desenvolver trabalhos culturais.


Apresentações realizadas no CTLF:


Bambolê fest 2007 E 2008


Peça teatral sou gari e daí?


Peça teatral o sertão


Peça teatral quem pintou a zebra?


Varias apresentações na semana do folclore


Vários eventos de escolas do município


Evento do meio ambiente


Festival de dança


Arte sem fronteira


Fotos de Eventos no CTLF:





  
Depoimento 03
[DSC01654.JPG]TINA TUDE - Atriz e Produtora Cultural
Para os nascidos em Ipitanga, como eu, o cine teatro costumava ser nosso palco primeiro; e foi assim comigo. Desde muito menina, fosse em desfiles de primavera, promovidos por Debora Fontes; nas memoráveis edições da noite do poeta e prêmio Tude Celestino de Souza de Poesia, sob a gestão de Valéria Vaz; sob a coordenação de Jairo Santos, nos Festivais Puã ou nas Oficinas oferecidas pela  Funceb que, aliás, fizeram germinar em mim o primeiro estímulo para a formação de atriz que, mais tarde, empreendi,  Esta casa esteve sempre presente no meu referencial de arte e de memória afetiva. Anos mais tarde, de volta à terra minha, reencontro nossa casa não mais Cine, mas, em firme resistência, ainda Teatro. É desejo comun e merecimento de nossa classe e nossa gente de Ipitanga poder ver renovada a casa e poder chamá-la nossa, com o reconhecimento de sempre, mas com orgulho revigorado!
Vida nova e longa ao cine teatro!

Tina é Atriz e Produtora Cultural graduada em artes cênicas pela UFBA. Artista de trajetória pautada na formação em interpretação teatral traz, contudo, da obra literária e do pensamento de seu pai, o poeta Tude Celestino, a grande influência para a atividade artística e de gestão cultural. Idealizadora do movimento Atitude Celestina, uma ação cultural com foco na poesia Tudina, que deu origem ao Projeto Atitude – identidde e memória de Ipitanga, implantado pela Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas sob sua coordenação geral; membro do conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas e colaboradora de projetos relativos à integração entre educação e cultura no município, como a Roda de Teatro e o Grupo Amantes do Conhecimento.








    Depoimento 04 
         








Tonny Ferreira - Ator e Produtor Cultural

O Centro de Cultura de Lauro de Freitas figura na minha história de vida como o espaço que ajudou a identificar  minha vocação, reafirmando, a cada novo trabalho desenvolvido o produtor de arte em que me tornei.
Faço parte da história dessa Casa de Cultura, na mesma proporção em que ela permeia toda a minha caminhada. Foi aqui que sentir a emoção de representar pela primeira vez, quando a FUNCEB, em 1998 promoveu a Oficina de Teatro “Preparação do Autor”. Nessa oportunidade desfrutei da rica experiência de trabalhar com Hirton Fernandes Junior, Carlos Betão e Beto Laplane.
Atualmente participo da UNIALF (União dos Artistas de Lauro de Freitas), onde coordeno a pasta de Teatro. Trabalho em Projetos Educacionais como: ATiTude (Trata da poesia Tudina), Os Amantes do Conhecimento (Projeto que leva arte às Escolas Estaduais) Contadores de Historia (Pesquisa que revela e resgata a historia oral do Município de  Lauro de Freitas).  

Tonny é Especialista em História e Cultura Afro-brasileira , Bacharel em Direção Teatral pela UFBA, Graduado no curso de Licenciatura em Teatro e Oficina de Preparação para o Ator - UFBA.






Depoimento 05




Roberto Sheyps  - Ator, Autor e Diretor de Teatro

Conheci o Centro de Cultura de Lauro de Freitas aos 12 anos de idade. Tudo começou por curiosidade, porém tornou-se paixão e agora o amor pela arte de interpretar toma conta de mim.

Sei que as dificuldades para se manter no teatro são muitas, mas sei que esse espaço nos dá oportunidades. As pessoas envolvidas nos projetos são fortes de coragem e estão sempre dispondo chances, mesmo sem recursos.

O teatro hoje significa uma fonte inesgotável de conhecimento. Cada trabalho renova minha vontade de continuar atuando e tudo é desafiante, mas quando estou representando, sinto que meu corpo é totalmente tomado pela história.

Capacitei-me em oficinas de intercâmbio, muitas montagens e inclusive na escola de teatro da Ufba.

A eternidade será plena pra mim nessa escolha dolorosa, porém satisfatória no fundo do meu eu.

Obrigado a todas as pessoas que prestigiam o meu trabalho e principalmente ao Centro de Cultura que apóia esta idéia.

Arte é sinônimo de conhecimento, de amizade, de integração, de dedicação e amor à cultura.



Depoimento 06

                                           Márcio Wesley- Músico e Produtor Musical                          
O Centro de Cultura, ou melhor, ‘Cine teatro de Lauro de Freitas’, como era conhecido, é um marco da cidade. Recordo-me da noite de inauguração: uma caminhada pelas ruas do município com políticos e a comunidade, juntamente com ex- prefeito Dr. Gerino e Antônio Carlos Magalhães (ambos falecidos), todos comemorando a chegada daquele prédio tão importante.  
Lembro ainda, que o prédio cultural foi inaugurado com um filme 
inesquecível: ‘Carruagem de fogo’, um filme que narra à história de um atleta olímpico. Eu estava lá, foi a primeira vez que estive num cinema, confesso que tive um orgulho danado do nosso município, tínhamos um cinema!z
Esse símbolo cultural foi relevante para a minha formação, pude apreciar não apenas bons filmes, mais inúmeras peças de teatro e shows memoráveis, como o de Magarethe Menezes, no iniciou da sua carreira, ainda nos anos 80.
A convivência no ‘cine’, despertou-me a vontade de ser artista e foi lá onde tudo começou... Participei de muitas oficinas culturais, produzir espetáculos e me apresentei dezenas de vezes naquele palco.
Até hoje produzo um dos maiores projetos do município em parceria com o Centro de Cultura de Lauro de Freitas, Projeto Talentos da Terra – um show com cantores e cantoras, que já está na sua VI edição. Considerado entre a comunidade laurofreitense, uma referência musical na região. Mais de 120 cantores (as) já se apresentaram no projeto e um público de 6,5 mil espectadores fizeram parte dessa história.   
Realmente, despertei a minha formação cultural nesse Centro, que infelizmente está em ruínas, precisando urgentemente de reforma, mas que ainda assim, é a nossa casa cultural, apesar de todas as dificuldades que vem atravessando. Espero que um dia, esse Centro, ou melhor, Cine Teatro Tude Celestino, possa ressurgir das cinzas e trazer para a comunidade um pouco mais de lazer cultural. E quem sabe, despertar o que despertou em mim: o amor pela cultura.
Sou filho da cidade de Lauro de Freitas – produtor musical, músico (baterista) e atualmente Diretor de Comunicação e Cultura do município de Laje – Bahia.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário