Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A ARTE EM FOCO - NIDE BACELAR


Biografia

Eronildes da Silva Bacelar, Nide, nasceu em 27 de junho de 1927, na cidade de Aiquara, Bahia. É filha de Purcina Rita da Silva e de Pompílio Rodrigues da Silva, criador de gado e dono de casa comercial na mesma cidade. Nide é neta de Martinha Ritta de Souza, filha adotiva do barão Manuel Garcia Rezende.
Casou-se, em 1947, com o médico e poeta Dr. S. Marques Bacellar (1907-1979), com o qual teve oito filhos.

Em 1963, Nide frequentou a Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, com o professor Emídio Magalhães (1907-1990). Em 1971, aperfeiçoou seus estudos de arte no Rio de Janeiro.

A partir de então, tornou-se autodidata, desenvolvendo técnicas próprias de pintura e seu próprio estilo. Pesquisou profundamente os costumes, as tradições e o folclore baiano, revelando seus conhecimentos em sua arte.
Em 1975, foi indicada representante, em Salvador, da Associação de Artistas Plásticos do Distrito Federal. Nesta época passou a lecionar desenho e pintura em seu atelier.
Em 1978, foi destaque do livro Arte Nordeste Hoje, editado em Recife. Também, participou do Salão de Arte do Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Imprensa.
Em 1979, fez curso de aperfeiçoamento em Crítica de Arte, em Brasília, promovido pela Funarte e ministrado pelo filósofo e professor Romano Galeffi (1915-1998), fundador da cadeira de Crítica de Arte da Universidade Federal da Bahia. Em Recife, recebe o título de Pintora Destaque na VII Grande Noite de Elegância e Destaque do Nordeste.
Em 1980, Nide recebe Medalha de Ouro e o título de Pintora Revelação do Ano das mãos de Austregésilo de Ataíde, então, presidente da Academia Brasileira de Letras.
Com muitos prêmios conquistados e um grande número de exposições realizadas, Nide continua sua busca incansável da perfeição. Seus inúmeros admiradores espalham  seus trabalhos pelo Brasil e pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário