Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CPCV - CIRCUITO POPULAR DE CINEMA E VÍDEO: TERÇAS NA TELA


Espaços Culturais da SECULT BA exibem o filme Mato Sem Cachorro


Mais um filme entra em cartaz nos espaços culturais de Salvador e em outros territórios de identidade da Bahia, através do Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), projeto realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Desta vez é o longa-metragem Mato Sem Cachorro, que será exibido nos dias 01, 08, 15, 22, 29 de setembro (às 10h, 15h e 19h). O CPCV visa manter um circuito permanente de exibição de filmes nacionais. A entrada é gratuita.

Em Mato Sem Cachorro, Deco (Bruno Gagliasso) vive jogado no sofá de sua casa, apesar de ter bastante talento com a música. Um dia, ele encontra dois grandes amores de uma só vez: a radialista Zoé (Leandra Leal) e o cachorro Guto, que desmaia toda vez que fica muito animado. Não demora muito para que o trio viva como se fosse uma família. Só que, dois anos depois, Zoé termina o namoro, fica com a guarda de Guto e ainda por cima arranja um novo namorado (Enrique Diaz). Motivos mais do que suficientes para que Deco fique revoltado e prepare uma vingança: sequestrar Guto. Para tanto ele conta com a ajuda de seu primo Leléo (Danilo Gentili).

As exibições acontecem em espaços de Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Casa da Música, Espaço Cultural Alagados, Centro Cultural Plataforma - e outros territórios de identidade - Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Casa de Cultura de Mutuípe, Centro Cultural de Guanambi, Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura de Porto Seguro, Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) e Cine Teatro Lauro de Freitas.

A programação do circuito, que visa a contribuir para a difusão da produção audiovisual brasileira e para a formação de público para a linguagem, ocorre semanalmente nos espaços culturais da SecultBA que se encontram em diversos bairros de Salvador e em outras cidades do estado. O projeto segue com exibições sempre gratuitas de filmes nacionais (longa e curta-metragem) de diversos gêneros. Confira endereços e detalhes sobre as sessões no site www.espacosculturaisbahia.org.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Circuito Popular de Cinema e Vídeo – Filme Mato Sem Cachorro

Quando: Terças-feiras de setembro de 2015, às 10h, 15h e 19h.

Quanto: Grátis


Mais informações: Telefone: 71 3103-3433

Realização: SecultBA



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO INFANTIL FOI O FOCO DO EVENTO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS NO CTLF



O CTLF foi o espaço escolhido pela Prefeitura de Lauro de Freitas para realização de um Encontro de Educadores da Rede Municipal de Ensino Infantil, Gestores e ONGS.




Experiências exitosas foram compartilhadas objetivando a melhoria da Educação Infantil no Município. O entendimento que fez surgir a necessidade desse Encontro foi a constatação de que atividades pedagógicas de excelência são desenvolvidas nas unidades escolares e ONGS, com resultados expressivos, mas de forma isolada. O encontro oportunizou a troca de experiências e a divulgação de trabalhos pedagógicos dignos de aplausos e que devem ser seguidos. 

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A ARTE EM FOCO - NIDE BACELAR


Biografia

Eronildes da Silva Bacelar, Nide, nasceu em 27 de junho de 1927, na cidade de Aiquara, Bahia. É filha de Purcina Rita da Silva e de Pompílio Rodrigues da Silva, criador de gado e dono de casa comercial na mesma cidade. Nide é neta de Martinha Ritta de Souza, filha adotiva do barão Manuel Garcia Rezende.
Casou-se, em 1947, com o médico e poeta Dr. S. Marques Bacellar (1907-1979), com o qual teve oito filhos.

Em 1963, Nide frequentou a Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, com o professor Emídio Magalhães (1907-1990). Em 1971, aperfeiçoou seus estudos de arte no Rio de Janeiro.

A partir de então, tornou-se autodidata, desenvolvendo técnicas próprias de pintura e seu próprio estilo. Pesquisou profundamente os costumes, as tradições e o folclore baiano, revelando seus conhecimentos em sua arte.
Em 1975, foi indicada representante, em Salvador, da Associação de Artistas Plásticos do Distrito Federal. Nesta época passou a lecionar desenho e pintura em seu atelier.
Em 1978, foi destaque do livro Arte Nordeste Hoje, editado em Recife. Também, participou do Salão de Arte do Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Imprensa.
Em 1979, fez curso de aperfeiçoamento em Crítica de Arte, em Brasília, promovido pela Funarte e ministrado pelo filósofo e professor Romano Galeffi (1915-1998), fundador da cadeira de Crítica de Arte da Universidade Federal da Bahia. Em Recife, recebe o título de Pintora Destaque na VII Grande Noite de Elegância e Destaque do Nordeste.
Em 1980, Nide recebe Medalha de Ouro e o título de Pintora Revelação do Ano das mãos de Austregésilo de Ataíde, então, presidente da Academia Brasileira de Letras.
Com muitos prêmios conquistados e um grande número de exposições realizadas, Nide continua sua busca incansável da perfeição. Seus inúmeros admiradores espalham  seus trabalhos pelo Brasil e pelo mundo.