Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cine Teatro Lauro de Freitas Exibe Documentários Sobre Canudos e o Cangaço


 Na próxima terça-feira, 24 de abril, às 15 e às 19h o Cine Teatro Lauro de Freitas,  exibe dois documentários, que falam sobre a realidade do povo nordestino. Os filmes são  Paixão e Guerra no ertão de Canudos, do baiano Antônio Olavo, realizado em 1993 e A Musa do Cangaço, do sergipano José Umberto Dias, filmado em 1982. A classificação dos filmes é 12 anos. A entrada é franca. A ação é da Secretaria de Cultura do Estado,  através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), responsável pela administração geral dos espaços culturais, espalhados em Salvador, Região Metropolitana e interior. 

       
DADA E CORISCO
Paixão e Guerra no Sertão de Canudos, conta a epopeia sertaneja de Canudos, no percurso de 180 cidades e povoados do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia. A obra reúne depoimentos de parentes de Antônio Conselheiro, líder do Movimento de Canudos, contemporâneos da guerra, filhos de lideres guerrilheiros, historiadores, religiosos e militares. A obra tem cerca de 98min de duração.
 


A Musa do Cangaço, traça um panorama sobre a presença da mulher no mundo do cangaço, a partir do depoimento feito por Dadá, mulher de Corisco, cangaceiro de Lampião. Ela fala sobre a organização interna do bando, táticas de guerrilhas, códigos  de honra e amores dos cangaceiros.

   
   Sugestão de trabalho para o professor e professora

 

Antes de trazer os estudantes para assistirem os documentários seria interessante que os professores falassem sobre a história da Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos. Confronto ocorrido de 1896 a 1879, na cidade na localidade de Canudos, interior da Bahia. O evento aconteceu entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro.                           

A região de Canudos, historicamente era caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, no final do século XIX passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravizados partiram para Canudos, de várias cidades nordestinas. Estes eram liderados pelo peregrino e místico Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido por Antônio Conselheiro. Eles acreditavam na crença de uma salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima quente e da exclusão econômica e social.

 
Cena do Filme Canudos

Os grandes fazendeiros da região, uniram-se a Igreja Católica e iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-criada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se boatos de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e a partir em direção à capital para depor o Governo Republicano e restaurar a Monarquia.

Três expedições militares foram mandadas para destruir Canudos, mas foram derrotadas. E isso apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de cerca de 20 mil sertanejos. Estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A terminou em 1879, com a destruição completa de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casa do Arraial.
 
A Questão do Cangaço

Foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro em meados do século XIX ao inicio do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: Assaltavam  fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham morada fixa, viviam perambulando pelo sertão brasileiro, praticando crimes, fugindo e se escondendo.

O mais famoso cangaceiro nordestino foi Virgulino Ferreira da Silva,  "Lampião". Atuou durante as décadas de 1920 e 30, em praticamente todos os estados do Nordeste. Era conhecido como "Rei do Cangaço" e "Senhor do Sertão".  Foi assassinado em 28 de julho de 1938, em Angicos, no estado de Sergipe. Ele foi morto num emboscada juntamente com outros  nove cangaceiros, inclusive sua companheira denominada de Maria Bonita.

Mas antes dele houveram outros famosos. Jesuino Alves de Melo Calado, "Jesuino Brilhante", que agiu por volta de 1870, embora alguns pesquisadores atribuam a Lucas Evangelista o feito de ser o primeiro a agregar um grupo característico de cangaço, em Feira de Santana, na Bahia, entre 1828. O último grupo cangaceiro famoso porém foi o de "Corisco", Cristiano Gomes da Silva Cleto, que foi assassinado em 25 de maio de 1940. Sua esposa Sérgia Ribeiro da Silva, faleceu em 1994, no bairro de Mussurunga, em Salvador, Bahia.
 
Reflexão: Fenômenos Distintos Mais Causas Semelhantes
 
A Guerra de Canudos e o fenômeno do cangaço têm algumas características históricas e sociais semelhantes: O cenário da pobreza, da seca, da prepotências dos poderosos da terra (coronéis e grandes fazendeiros) e a exclusão das comunidades mais pobres.

O cangacerismo pode ser encarada como uma reação dos mais pobres e esquecidos aos desmandos dos poderosos das áreas rurais , que muitas vezes se apossavam dos poucos bem dos mais miseráveis para a expansão de suas terras e dos seus negócios e mesmo das mocinhas mais belas, das famílias pobres. Matar, saquear seria uma reação para resgatar uma situação de humilhação.

O Arraial de Canudos era o sonho de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos teriam um pedaço de terra para morar, plantar e viver dos produtos da terra. A sociedade utópica de Canudos foi barbaramente dizimada pelos poderosos da recém proclamada República.   

1 - O professor pode passar uma tarefa onde os alunos poderão pesquisar sobre as causas sociais e históricas que geraram o Movimento de Canudos e o Fenômeno do Cangaço.

2 - No cangaço, além de Maria Bonita e Dadá, outras mulheres participaram do fenômeno. O aluno poderá fazer uma pesquisa sobre como era a participação da mulher no cangaço, além de listar o nome de outras mulheres que participaram do movimento.

3 - Os alunos poderão pesquisar sobre a existência de outros cangaceiros renomados.

4 - Pesquisar sobre filmes que abordaram a Guerra de Canudos e o cangaço. E também a literatura de cordel, que tradicionalmente faz abordagem sobre Lampião e outros cangaceiros e sobre a Guerra de Canudos. Na Biblioteca Central (Barris, em Salvador) tem um Departamento de Literatura de Cordel, que tem um vasto material sobre este tipo de arte..

5 - Estudado os dois fenômenos, que tem suas raízes nas desigualdades sociais nordestinas O cangaço pode ser considerado uma forma "irracional" de protesto . Vamos fazer uma pesquisa sobre movimentos sociais atuais, que agem dentro da legalidade e reivindicam distribuição de terras e moradias para as populações mais pobres do país. A exemplo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, dos Trabalhadores Sem Moradia, das Comunidades Quilombolas etc.


Hamilton Vieira
Jornalista e Especialista em Educação
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário