Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

BREVE HISTÓRICO

(Transcrição próxima da íntegra da publicação elaborada por Rosa Gonçalves, em 1998, na época, coordenadora do Centro de Cultura de Lauro de Freitas, em comemoração pelos 15 anos de funcionamento do Centro).


O Centro de Cultura de Lauro de Freitas foi criado através do Decreto Estadual n° 29.893 de 22 de setembro de 1983, com o nome de Cine-Teatro Lauro de Freitas.


Construído e inaugurado pela Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social SETRABES, que entregou a HAMESA – Habitações Melhoramentos S/A – a sua administração.


O Centro de Cultura foi criado com o objetivo de propiciar lazer, entretenimento e aperfeiçoamento cultural, ensejando o surgimento e desenvolvimento de aptidões artísticas. Assim está escrito no “Projeto Teatro nos Bairros” desenvolvido pela antiga Setrabes como uma espécie de diretriz regimental.


A inauguração do Centro de Cultura aconteceu no dia 18 de agosto de 1983, no governo de Sr. João Durval Carneiro, sendo Secretário do Trabalho o Sr. Rafael Oliveira, Presidente da HAMESA O Sr. Luiz Gonzaga do Amaral Andrade e Prefeito de Lauro de Freitas p Sr. Gerino de Souza Filho.



(...)


Concebido inicialmente para ser um Cine-teatro, ao ser inaugurado o espaço contava além do amplo auditório com 210 lugares, equipamento de som e luz, dois projetores cinematográficos de fabricação norte-americana e uma tela de cinema afixada na parede frontal à platéia.


A principal atividade desenvolvida até 1989 foi a exibição de filmes, que chegou a contar de 1988 a 1989 com o patrocínio da COPENE.


Através de um contrato de comodato celebrado entre Governo do Estado e a Prefeitura de Lauro de Freitas em 1989, o Centro de Cultura ficou por 3 anos sob a administração do Executivo Municipal e passou por uma fase de “paradeiro” de 1991 a 1992, quando já ao final do ano a Fundação Cultural resolveu retomá-lo e dar uma nova e melhor orientação administrativa.


De setembro de 1992 em diante o Centro de Cultura vem sendo direcionado para a sua verdadeira vocação que é ser um espaço de mostras e de desenvolvimento do potencial artístico-cultural da comunidade.


As importantes iniciativas orientadas pelo DECAR – Departamento de Equipamentos Culturais e Ações Regionais – setor da Fundação Cultural responsável pelo Centro; a presença constante de professores de diversas linguagens artísticas e o apoio da comunidade vem revitalizando e fortalecendo cada vez mais o Centro de Cultura. (...)


O objetivo principal do Centro de Cultura, definido pela Fundação Cultural do Estado, é ser um espaço de desenvolvimento do potencial artístico-cultural da comunidade, aberto a utilização pelas associações e igrejas, permanentemente disponível para mostras de teatro, dança e shows musicais de grupos e artistas de outros municípios.


A clientela principal do Centro de Cultura é a comunidade de Lauro de Freitas. Assim a grande maioria do público freqüentador tem sido de moradores das ruas e condomínios do centro do município, de Itinga, Portão, Vila Praiana, Caji, Praia de Ipitanga, Araquí e Pitangueiras. Nos recentes anos tem crescido a presença de moradores de Vilas do Atlântico, São Cristóvão e Itapoã.


De 1992 em diante o Centro de Cultura passou a vivenciar uma nova fase de atuação, mesmo mantendo-se aberto na aceitação da utilização de seus espaços por associações e igrejas, a ênfase maior passou a ser o desenvolvimento de ações voltadas para a vocação natural de ser um espaço de arte e cultura, Assim, (...) realizou dezenas de oficinas de teatro, dança e artes plásticas, e organizou e produziu vários eventos culturais, recebeu dezenas de grupos musicais, de teatro e dança de vários estados do Brasil. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário