Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FIT Premia os Melhores de 2010


O espetáculo Amanheceu foi o grande vencedor da 5ª edição do Festival Nacional Ipitanga de Teatro-FIT 2010  recebendo os prêmios de melhor texto, atriz e espetáculo na categoria adulto. Todos estes prêmios foram para Juliana Bebé, que no palco viveu uma costureira vítima de abuso sexual na adolescência. A festa de premiação aconteceu na noite de quarta-feira, 22 de dezembro, no palco do Cine-Teatro Lauro de Freitas (CTLF), situado na Praça da Matriz, centro do município de Lauro de Freitas.

O prêmio de melhor direção ficou com o ator e diretor teatral santacatarinense Pépe Sedrez, pelo espetáculo Noite, de Harold Pinter, encenada pelo Grupo Porto Cênico (SC). O baiano Victor Kizza, foi contemplado com o prêmio de melhor ator pelo espetáculo Iauretê, que aborda a trajetória dos povos indígenas pelo direito à posse da terra e pela preservação da sua cultura. A peça foi adaptada e dirigida por Lia Spósito.  

O melhor espetáculo votado pelo júri popular foi para a Trupe Cara e Coragem, da cidade de Cabo (Pernambuco), por Entre a Porta e a Esquina, com texto e direção de Luiz Navarro. Foi um dos espetáculos mais aplaudidos pelo público, e aborda a relação entre mãe e filho, inspirado na técnica do teatro japonês. O melhor espetáculo na categoria infanto-juvenil ficou com É Meu, é Seu é Nosso, do veterano diretor teatral baiano Deolindo Checcucci.

O prêmio de melhor ator coadjuvante ficou com o baiano Guilherme Ojis, pelo espetáculo Se Acaso Você Chegasse, que conta a trajetória da cantora Elza Soares.  A melhor atriz coadjuvante foi Clara Paixão, pelo espetáculo de teatro de rua, Os Desenganos do Amor, encenado em 17 de dezembro, na Praça da Matriz, pela Cia de Teatro Popular da Bahia.

O prêmio de ator revelação ficou com o baiano Frank Magalhães, pelo espetáculo O Homem com a Flor na Boca, encenado por A Barca Grupo de Teatro, de Salvador, Bahia. A peça teve também a direção do próprio Frank. O prêmio de categoria especial ficou com a Cia de Teatro Popular da Bahia, pela bela maquiagem e figurino.

HOMENAGEADOS

A noite de premiação contou com a presença de cerca de 100 pessoas contempladas com a apresentação musical do cantor-compositor Rogério Grilo e banda, formada pelos músicos Carlos Cachaça (guitarra) e Márcio Wesley (bateria). Grilo cantou sucessos da MPB, em composições de Chico Buarque, Caetano Veloso, Cazuza, Belchior e outras feras, além de composições próprias.

A solenidade foi apresentada pela atriz Heloisa Jorge, melhor atriz do FIT 2009. E no decorrer do evento o presidente da Sociedade Cultural Távola, Duzinho Nery, prestou uma homenagem especial a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), ressaltando o nome do secretário de Cultura do Governo do Estado da Bahia, Márcio Meireles, pela sua política de descentralização da cultura, pela ampliação da política de editais e pela reforma dos espaços culturais da FUNCEB, como o Cine Teatro de Lauro de Freitas, o Espaço Xisto e pela reforma em andamento do Cine-Teatro de Alagados. A diretora geral da FUNCEB, Gisele Nussbaumer, também foi citada como uma das responsáveis pela recuperação dos espaços culturais.

Outro homenageado foi o ator baiano Léo Santis, que vem divulgando a cidade de Lauro de Freitas em alguns festivais nacionais de teatro com o monólogo Gaiola, o Caçador de Solidão, de Duzinho Nery. O FIT homenageou também a comissão julgadora que avaliou os mais de 20 espetáculos apresentados neste ano, a professora Marta Saback, das Escolas de Teatro e de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carol Vieira, mestre em artes cênicas pela UFBA e Pedro Henriques, mestre em artes cênicas pela UFBA.

Texto: Hamilton Vieira


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Festival Ipitanga de Teatro marca reabertura do Cine-Teatro Lauro de Freitas




Hall de entrada
 



Depois de quase cinco meses com as suas atividades suspensas, finalmente na noite de 14 de dezembro, a comunidade laurofreitense recebeu de presente de fim de ano o Cine-Teatro Lauro de Freitas (CTLF) com a sala principal totalmente reformada. Os antigos assentos de madeira foram substituídos por poltronas confortáveis, na tonalidade vinho. Outro destaque da reforma foi a climatização do espaço, que veio proporcionar conforto ao público. Foram instalados ainda, os novos e modernos equipamentos de som e luz.

Quem prestigiou o evento foi contemplado com a apresentação da peça Gaiola, Caçador de Solidão, escrita e dirigida por Duzinho Nery. Gaiola é um monólogo, estrelada por Léo Santis, que mostra os questionamentos de um homem atormentado por traumas desde a sua infância. O espetáculo marcou também a abertura da 5ª edição do Festival Nacional Ipitanga de Teatro (FIT), que acontece anualmente no CTLF.

A reforma do CTLF faz parte da política de dinamização dos espaços culturais da FUNCEB, desenvolvida pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meireles. Nesta semana, o auditório do espaço Xisto, nos Barris, também foi entregue a comunidade restaurado. E, em fase de recuperação  o Cine Teatro de Alagados.

A solenidade contou com a presença da diretora geral da FUNCEB, Gisele Nussbaumer, da produtora cultural Giuliana Kauark, titular da Diretoria de Espaços Culturais -DEC, responsável pela gestão dos 18 espaços culturais da FUNCEB, do teatrólogo Gordo Neto, responsável pela Diretoria de Teatro da FUNCEB, do produtor cultural laurofreitense Duzinho Nery, que há cinco anos promove no CTLF, o Festival Nacional Ipitanga de Teatro (FIT), do jornalista Hamilton Vieira, coordenador do CTLF.

Autoridades do município de Lauro de Freitas também estiveram presentes, o vice-prefeito João Almeida, o secretário de governo Ápio Vinagre, o secretário de Educação Paulo Aquino Pires, o vereador Lula Maciel, além de artistas da comunidade.




Fotos: Cortesia Rogério Borges  
Novo Auditório
 
Duzinho, Hamilton, Gordo, Giuliana e Gica
 
Secretário Ápio Vinagre





Vereador Lula Maciel e Hamilton

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FESTIVAL NACIONAL IPITANGA DE TEATRO PROGRAMAÇÃO



Finalmente o antigo Centro de Cultura se transformou no novo Cine Teatro Lauro de Freitas, reformado, foyer com portas de vidros, sanitários com acesso a portadores de deficiências, poltronas acolchoadas e o espaço climatizado. Será reaberto no dia 14 de dezembro com a programação da 5ª edição do FIT - Festival Nacional Ipitanga de Teatro, que tem uma extensa programação até o dia 22 de dezembro, com  os seguintes preços de ingressos: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia.

A cerimônia está sendo organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia em parceria com a Sociedade Cultural Távola, pois a cerimônia será conjunta com o inicio oficial do festival que será apresentado a partir das 20h o premiado espetáculo “Gaiola, O Caçador de Solidão” que recentemente participou de festivais no sul e sudeste do país representando a Bahia e o Nordeste, monólogo de Duzinho Nery com atuação de Léo Santis.

Nesta 5ª edição, o festival que foi adiado por motivos justificáveis e contará com a participação de espetáculos de seis estados nas categorias infantil, adulto e rua, distribuindo 17 mil reais em prêmio. A comissão julgadora é composta por três membros, nomes importantes e de grande relevância do teatro baiano: Marta Saback, que é professora adjunta das Escolas de Teatro e Dança da UFBA; Carol Vieira é diretora teatral, doutoranda em Educação pela FACED/UFC- Universidade Federal do Ceará e Mestre em Artes Cênicas pela UFBA, atualmente é Professora Titular e Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará; Pedro Henriques é Ator e Diretor de Teatro, Mestre em Artes Cênicas e Doutorando do PPGAE/UFBA. Esta comissão terá a responsabilidade de escolher os destaques do FIT 2010.

A solenidade de Premiação será realizada no dia 22 de dezembro no Cine Teatro apenas para convidados - a classe artística, autoridades e para os grupos concorrentes onde serão anunciados os vencedores desta edição.

O Festival Nacional Ipitanga de Teatro tem o apoio financeiro do FCBA- Fundo de Cultura da Bahia, através das Secretarias de Estado da Cultura e da Secretaria da Fazenda; e o apoio da FUNCEB - Fundação Cultural; do Sindicato dos Artistas e da Prefeitura de Lauro de Freitas. A realização fica por conta da Sociedade Cultural Távola. Para maiores informações (71) 9115-4462/ (71) 8704-3494.E.mail:tavolacultural@hotmail.com.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ÍNDIOS, PORTUGUESES E NEGROS CONSTRUIRAM A CIDADE DE LAURO DE FREITAS

Lauro de Freitas está a 22 km de Salvador. Sua história se confunde com os primeiros anos de colonização do Brasil. Sua denominação inicial era arraial de Santo Amaro de Ipitanga, que se localizava no denominado Morro dos Pirambás, que abrigava aldeias indígenas, engenhos de açúcar e a presença de vários grupos (etnias) africanos. Em 1552, Garcia d`Ávila recebeu sesmarias no litoral baiano dadas por Tomé de Souza, então primeiro governador-geral da colônia. Seis anos mais tarde, por influência da família D`Ávila, foi instalada a missão Jesuítica de Santo Amaro de Ipitanga.  É deste período a construção da Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga (1608), a edificação mais importante da cidade que atesta a antiguidade da localidade. Ainda no período colonial, formou-se mais um povoado às margens do Rio Joanes, no cruzamento com a rota dos tropeiros que se dirigiam ao litoral norte, no qual se fixaram também alguns pescadores que se fixaram na Praia de Buraquinho (Fox do Rio Joanes) o seu local de trabalho.

A CULTURA ACONTECE EM LAURO DE FREITAS

Outros Espaços Culturais

1 - Teatro Monet - Rua Ana B. D. Dias, 259, Quadra U, Loteamento 13 a 15, 3ª Portaria de Vilas do Atlântico, CEP: 42.700-000. 2201-2110 e 2100. Direção: Vadinha Moura. teatro@escolamonet.com.br. Site: http://www.escolamonet.com.br/

2 - Grupo Cultural Bambolê - Rua Almirante Barroso, Vila Praiana, s/n, Lauro de Freiras, CEP. 42.700-000. Endereço para correspondência: Rua Antônio Felício Pimentel, 12, Centro, CEP: 42.700.000. Cels: 8725-5542 e 9929-8575. Direção Artêmio da Luz. artemiodaluz@hotmail.com

3 - Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira Mãe Mirinha de Portão - Espaço da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. Gerenciada pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial. Estrada do Coco, km 7,4, Lauro de Freitas, CEP; 42.700-000. 3369-9959 e 9958. Superintendente: Sr. Ariovaldo Menezes.

4 - Bloco Afro Bankoma - Rua Queira Deus, Nº 78, Portão, 9226-4311 e 3369-2085. CEP: 42.700-000. Desfila nos carnavais de Salvador. Presidente: Sr. Raimundo Neves. bankomaportao@gmail.com

Manifestações Culturais da Cidade

1 – Lavagem do Largo do Caranguejo: No Bairro de Itinga. Entre novembro e dezembro, sempre num dia de domingo. Com cortejo de baianas, blocos, autoridades. Desde a sexta-feira, que antecede a Lavagem, shows com grupos de pagodes, reggae e outros ritmos musicais com artistas locais Ponto alto soltura de caranguejos vivos, que vêm dentro de uma alegoria de um grande caranguejo.

2 – Chegada do Ano Novo: Réveillon nas Praias. 31 de dezembro para 1ª de janeiro. Com bandas de pagode e axé. É animação nas barracas. Nas praias de Ipitanga, Buraquinho e de Villas do Atlântico.

3 – Festa de Reis: Nas noites de 5 e 6 de janeiro. É realizada no centro e nas localidades de Portão e nas ruas de Vila Praiana. Os principais grupos de Terno de Reis são os dirigidos por dona Haideê Nascimento (Estrela D`Alva), dona Nicota (com o Boi Realce), Boi Janeiro (liderado pelos animadores cultural Sinaldo e Careca) e do arte-educador Artêmio da Luz (Terno do Grupo Bambolê). Animam também a festa grupos de sambas e de sambadeiras.

4 – Festa do Padroeiro: 15 de janeiro. No sábado próximo, acontece a Lavagem da igreja matriz, com trio elétrico, grupos de samba, caretas (dando um toque de pré-carnaval) e cortejo de baianas. Na Igreja Matriz (centro da cidade), a partir de uma semana antes, pela manhã, é rezado o Terço da Aurora (por ser ao alvorecer da manhã). Com barracas e quermesse nas proximidades da igreja.

5 – Carnaval de Balneário: Termo usado pelo historiador laurofreitense Gildásio Freitas para designar os sambões que acontecem nas barracas de praias de Lauro de Freitas, especialmente na praia de Ipitanga, entre janeiro e fevereiro. Não está no calendário oficial de festas da cidade.

6 – Festa de Buraquinho: No domingo mais próximo de 4 de outubro, por ser uma festa dedicada a São Francisco de Assis. O ponto alto da festa é a procissão fluvial, que tem a particularidade de percorrer também um grande trecho por terra, iniciado quando o andor deixa a igreja de Santo Antônio, em Portão. Na capela dedicada a São Francisco, em Portão, é celebrada uma missa.

7 – A Paixão de Cristo: Encenação sobre a vida de Cristo, com cerca de 500 atores e figurantes, na Praça da Matriz (Centro). Entre março ou abril. Com produção e coordenação de Duzinho Nery, é realizada uma semana antes da Semana Santa. No Largo do Caranguejo, a Pastoral da Juventude realiza também a Paixão de Cristo, durante as celebrações da Semana Santa com enfoque doutrinário.

8 – Queima de Judas: Primeiro sábado, após a Sexta-feira Santa, no denominado Sábado de Aleluia. Tradição muito forte em várias localidades de Lauro de Freitas, Portão, Buraquinho, Areia Branca, Itinga e outros recantos. Domingo tem brincadeiras tradicionais para crianças e adolescentes, pau-de-sebo, corrida-de-saco, corrida de colher com ovo e outras.

9 – Ciclo de Festas Juninas: Outra tradição muito forte em Lauro de Freitas. Trezenas de Santo Antônio, ocorre em várias casas de famílias em todo município e também nas igrejas católicas, a partir de 1º de junho. São João, comemorado nas casas e nas igrejas. Em frente de alguns residências são queimadas fogueiras. Na Praça da Matriz, a Prefeitura promove show com bandas de forró e apresentação de quadrilhas. O ponto alto da festa, 24 de junho, são os sambões juninos que desfilam pelas ruas do município. São Pedro, 29 de junho, comemorado também nas residências e nas igrejas católicas.

10 – Festa da Emancipação da Cidade: È feriado em Lauro de Freitas. Tem desfile cívico com a participação de escolas municipais e grupos de cultura popular da cidade. Em 31 de julho de 1962, o distrito de Santo Amaro de Ipitanga torna-se independente do Governo do Estado da Bahia e passa a ser Município de Lauro de Freitas, em homenagem ao engenheiro Lauro Farani Pedreira de Freitas, morto em 1950, em um desastre de aviação, em plena campanha eleitoral para o governador da Bahia.

11 – Micareta de Portão: Acontece em novembro, na localidade de Portão com a participação de blocos de camiseta, grupos de samba e grupos afros, a exemplo do bloco Bankoma, o grupo Azânea de dona Haideê, com a sua dança do fogo, o Terno da Estrela D`Alva conduzindo o Boi e a Burrinha, e a Cabocla viva; o Boi Realce, da dona Nicota.

12 -Caminhada do Quengoma: É realizada após o  dia 20 de novembro, geralmente em um domingo, comemorando o Dia da Consciência Negra. O Quengoma é considerada uma área quilombola.


Fonte de pesquisa: Ipitanga e Seus Arredores (Coleção Santo Amaro de Ipitanga, JSP Jornal e Gráfica), do historiador Gildásio Freitas.

Grupos e Artistas

1 - Sociedade Cultural Tavóla - Diretor: Nivaldo Nery/Duzinho Nery. 3287-1929 / 9115-4462. duzinhonery@hotmail.com

2 – Oco Teatro Laboratório  Diretor: Rafael Magalhães. 8809-1092. ocoteatrolaboratorio@yahoo.com.br

3 – Grupo Bambolê Diretor: Artêmio da Luz. 3378-2527 e 9929-8575. Teatro e dança popular. artemiodaluz@hotmail.com

4 – Pau de Barraca Produções Artísticas. Diretor: Renato Lima. Contatos Sandra Ribeiro 8834-8175. sandraengenho@hotmail.com

5 – Cia Complexos de Teatro. Diretor: Roberto Sheyps. 8156-3747. sheyps@hotmail.com

6 – Ereoatá. Diretor: Rubenval Menezes. 3251-3487 e 8896-5404. ereoata@hotmail.com

7– Cia  de Teatro de Bonecos. Diretor: Alexsando Ribeiro Caldas.8838-5179. dasbonecos@yahoo.com.br

8 - Instituto Cultural Camarim/INCUCA. Direção; Sandra Ribeiro. 8834-8175. sandraengenho@hotmail.com.



Artistas:

1 – Melk Mercury. 8205-7802. melkmercury@bol.com.br

2 – Edivaldo Ferreira. Artes circenses. 9918-5527. amendoimesuaturma@hotmail.com

3 – Venicio Coelho. 8755-8009. venicoelho@ig.com.br

4 – Maíra Gotchaldi. 9614-5550. teatrovidaamor@hotmail.com

5 – Petrus Santos. 8822-0567. petrossantos@hotmail.com

6 – Rada Rezeda. 8774-8870. radarezeda@gmail.com

7 – Tiago Chaves. 8897-1634. tiago80@hotmail.com

8 – Tina Tude. tudetina@hotmail.com. 8846-1937

9 – Tonny Ferreira. Tonnyferreira. 8827-9959. tonnyferreira@hotmail.com

10 - Reijane Silva. Silvareijane24@yahoo.com.br

11 - Renato Lima. 8729-1193. limabruts@bol.com.br

Dança

1- Iran Sampaio. 8719-1438. iransampaio@yahoo.com.br

2 – Reinaldo Cruz Fuscão. Grupo Zambiã (Dança, samba duro). 3252-8021 e 8725-3937. reinaldofucao@hotmail.com

3 – Adalgisa Rolim. Balé clássico. 3339-2993 e 9995-6486. adm@balleteadaldgisarolim.com.br

4 – Maria Cátia da Silva. 8874-0705. Dança moderna e balé clássico. Causilva_danca@hotmail.com

5 – José Ailton Rodrigues. Balé clássico. Formado pelo Balé Bolshoi do Brasil (Santa Catarina).

6 – Fraklin Ferreira. Dança moderna - 3288-9158 e 8748-7779 - mailto:kyynho@hotmail.com7

7 – Jackson Silva. Dança de rua. 8882-9042. jacksonsilva116@gmail.com

8 – Rose Bárbara. Dança moderna e afro.3207-6965 e 8728-5481 - neggraluz@hotmail.com

9 – Jaira Pisseli. Dança moderna e afro - Jaira.oba@ig.com.br

10 - Jô Santana. 3287-3188 e 8215-4089. Dança moderna e afro. jodanca@yahoo.com.br

11 – Carine Nascimento. 8116-1852 e 3378-3532. carine.andrade@ig.com.br

Música

1 – Márcio Wesley. Possui cerca de três bandas. 8118-5579. marcioexpresao@bol.com.br

2 – Ishais Sampaio. Instrumentista - ishaiassampaio@732hotmail.com

3 – Edson Pinto. Saxofonista. 9937-1200 - edspinto@yahoo.com.br

4 – Gilma Britto. Cantora gospel. 8772-1244. gilma_britto@hotmail.com

5 – Paulo Vizeu. Instrumentista e maestro. 3369-0062 e 9159-8372. paulovizeu@ig.com.br

6 – Rick Vieira. Cantor, compositor e instrumentista. 3365-8037 / 8756-4059. erick@hotmail.com

7 – Raimundo Fonseca. Maestro e instrumentista. 3671-3094 e 8762-8817. myllsic@gmail.com

8 – Carlos Ventura. Cantor-compositor. 3369-9216 e 9194-3295. carlosventtura@ig.com.br

9 – Mário Espinheira. Cantor-compositor. Integra a banda Caboco Capiroba. 3671-1655. marioespinheira@terra.com.br

10 - Henrique Silva. Mestre de fanfarra. Conduz a Fanfarra de Lauro de Freitas. 8718-8305. fanfarra2dejulho@hotmail.com

11 – Samurai - Luis Antônio Lacerda de Jesus. Percussionista. Já tocou com os reggaeman Dionorina, Edson e Ed Gomes, Gregore Isac e Sine Calmon - 3365-8621/ 8898-6068.

12 - Eduardo Cachaça. 9197-6325. eduardocachaca@hotmail.com

13 - Rogério Grillo.




DEPOIMENTOS


As Pessoas que fizeram e fazem parte da História do CCLF


O Centro de Cultura de Lauro de Freitas funciona como um ponto de atração de profissionais do mundo das artes. Aqui muitos fizeram e fazem acontecer seus talentos, dons, criações, ou como queiram chamar o processo criativo e sua apresentação ao público.
Solicitamos a essas pessoas um depoimento sobre a importancia do CCLF em suas vidas e ficamos sensibilizados  com o carinho e o reconhecimento expressado.
Transcrevemos a seguir, na integra, o resultado desse trabalho, realizado objetivando o resgate da memória do CCLF, sistematizado por autor, na ordem em que recebemos os depoimentos.





Depoimento 01
Venicio Coelho - Ator/Artista Plástico/Iluminador


O Centro de Cultura de Lauro de Freitas representa o despertar e o desenvolver de minhas aptidões no mundo das artes.


Aos 17 anos já percebia um chamado forte interior e por isso fiz minha inscrição em uma oficina de teatro promovida pelo CCLF, que teve como culminância, a peça “Tente Outra Vez”. Na apresentação tive a oportunidade de sentir toda a emoção peculiar aos iniciantes, e mais, o fascínio da arte de representar.Assim iniciou minha história nessa Casa de Cultura, que já dura quase vinte anos.

INFORMAÇÕES GERAIS

Posted by Picasa

FUNCIONAMENTO

O CTLF, administrativa funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Os  Eventos tais como apresentação de espetáculos de teatro, dança, musica, lançamento de livros, CDS, etc, acontecem também à noite, podendo ser sábado, domingo ou feriado.

Número de Assentos: 177 lugares.
O CTLF: È um orgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT, administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

BREVE HISTÓRICO

(Transcrição próxima da íntegra da publicação elaborada por Rosa Gonçalves, em 1998, na época, coordenadora do Centro de Cultura de Lauro de Freitas, em comemoração pelos 15 anos de funcionamento do Centro).


O Centro de Cultura de Lauro de Freitas foi criado através do Decreto Estadual n° 29.893 de 22 de setembro de 1983, com o nome de Cine-Teatro Lauro de Freitas.


Construído e inaugurado pela Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social SETRABES, que entregou a HAMESA – Habitações Melhoramentos S/A – a sua administração.


O Centro de Cultura foi criado com o objetivo de propiciar lazer, entretenimento e aperfeiçoamento cultural, ensejando o surgimento e desenvolvimento de aptidões artísticas. Assim está escrito no “Projeto Teatro nos Bairros” desenvolvido pela antiga Setrabes como uma espécie de diretriz regimental.


A inauguração do Centro de Cultura aconteceu no dia 18 de agosto de 1983, no governo de Sr. João Durval Carneiro, sendo Secretário do Trabalho o Sr. Rafael Oliveira, Presidente da HAMESA O Sr. Luiz Gonzaga do Amaral Andrade e Prefeito de Lauro de Freitas p Sr. Gerino de Souza Filho.

A ARTE AO ALCANCE DO POVO

CENTRO DE CULTURA DE LAURO DE FREITAS


APRESENTAÇÃO

A primeira parte deste histórico – especificamente desde a criação até o ano de 1998 - é a transcrição próxima da íntegra da publicação elaborada por Rosa Gonçalves (na época, coordenadora do Centro de Cultura de Lauro de Freitas) em comemoração pelos 15 anos de funcionamento do Centro, em 1998. Em seguida, a partir de 1999, os registros passam a ser fruto de pesquisa feita no arquivo morto da instituição, utilizando em especial os resumos de eventos e alguns dados do “Relatório de Atividades Desenvolvidas no CCLF – 1999 a 2006”, da gestão do então coordenador Raimundo Moreira (Maicon).
Com o receio de tornar enfadonho o registro de 100% dos eventos ocorridos neste espaço, pincelamos de cada ano – a partir de 1999 - os eventos que ganharam mais repercussão e/ou que obtiveram maior número de público.

Vale ressaltar que Lauro de Freitas é a única cidade da Região Metropolitana de Salvador contemplada por este tipo de espaço cultural.
Inúmeros artistas locais têm em sua trajetória a passagem feita por este Centro Cultural, e para muitos deles foi o palco deste Centro que sentiu os seus pés, seus anseios e a realização de seus sonhos pela primeira vez.
Apesar de eclético, em sua maioria, o perfil do público que atualmente freqüenta este Centro Cultural é de jovens oriundos da comunidade e dos bairros em seu entorno, muitos desses, alunos das escolas da rede municipal e estadual e rede privada, na buscam do lazer e da cultura, quando não gratuita, com preço acessível.
Nos últimos anos, alguns eventos vêm ocorrendo sistematicamente, atribuindo visibilidade específica para a linguagem relacionada, a exemplo do Festival Ipitanga de Teatro (FIT), e do Circuito Popular de Cinema e Vídeo, assim como as oficinas de teatro, dança e outras linguagens artísticas realizadas periodicamente que trazem o público à procura de inscrições e sonhos. Algumas datas têm sido particularmente comemoradas como o Dia da Consciência Negra, Dia do Folclore, e Dia da Mulher.
Com 27 anos de fundado o Centro de Cultura de Lauro de Freitas já teve à frente de sua liderança 07 coordenadores:


- Valéria Vaz (18/08/1983 a 07/08/1987)
- Geraldo Duarte (08/08/1987 a 19/12/1987)
- Emanoel Paranhos (20/12/1987 a 31/07/1992)
- Jairo Santos (01/08/1992 a 14/03/1994)
- Rosa Gonçalves (15/03/1994 a 08/1999)
- Raimundo Moreira (08/1999 a 06/2007)
- Hamilton Vieira (06/2007 até o momento deste documento)